quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Poliedra – Parte I (2)

«Se a Mãe não sofresse tanto desse seu complexo de Hipátia, talvez eu gostasse mais de si», sibilava Polly de cada vez que se sentia atacada ao ouvir o seu nome próprio. Dito pela mãe era como se não fosse pronunciado mas, isso sim, vomitado… Rejeitado como algo que desejámos sofregamente mas que acabou por enjoar.

«E a menina Poliedra, terá, por um mero acaso, inveja?», questionava-a a Mãe, em tom insinuante.

«Inveja, Mãe?, de quê: de ter tido a mesma educação esmerada que Hipátia – treino físico diário, arte, ciência, literatura, filosofia e sabe-se lá que mais - mas, ao contrário da primeira grande mulher matemática de que reza a história, o seu único feito considerável e original foi dar à sua filha a versão feminina do nome de um sólido geométrico?!?»

«Poliedra, Poliedra…», repetia a Mãe, de sorriso irónico nos lábios.

E, aos ouvidos de Polly, aquela palavra, irritantemente repetida naquele tom, apoderava-se dela… E fazia-a vibrar até ao canto mais recôndito das suas entranhas.

«A única biblioteca onde a Mãe se senta, em nada é comparável à de Alexandria», replicava depois de retomar o fôlego, «por isso, não queira comparar o "trono" de Hipátia com o seu. De resto, lamento tê-la desapontado pelo simples facto de ter vindo ao mundo no lugar do seu tão desejado menino…»

E as provocações repetiam-se, em catadupa, numa espiral de violência verbal onde o início, meio e fim eram já velhos conhecidos de ambas.
Era este o ponto alto da relação de Polly com a sua Mãe; aquele em que reconhecia que ela era um ser poderoso de saber, gentileza, palavra, talento e beleza, como alguém um dia descreveu a filha de Teão de Alexandria.

De resto, o mau gosto demonstrado no nome que tinha escolhido para lhe dar, dominava todos os outros sentimentos de Polly pela Mãe.

Estaria Polly a tentar prolongar esta relação de amor-ódio entre mãe e filha quando, anos mais tarde...

(continua)

Etiquetas:

3 Comentários:

Blogger Paula disse...

Olha que isto está cada vez mais misterioso. Caramba!
Bjs!

28 de janeiro de 2008 às 14:45  
Blogger Fractal SMOG disse...

Achas mesmo??

Ou estás a ser a amiga que és?

Espero críticas construtivas!!!, que das destrutivas já eu estou... bem, tu sabes, Paula!!

29 de janeiro de 2008 às 09:56  
Blogger Paula disse...

Acho mesmo. A sério.
Bjs!

30 de janeiro de 2008 às 16:02  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial